sábado, 29 de outubro de 2016

Cpc Amstrad - Masters of the Universe: The Movie

Um dos maiores ícones da década de 1980, o personagem HE-Man apareceu em diversos produtos, além de seu desenho animado e de sua própria produção cinematográfica. Também foi lançado como jogo em diversos consoles e PCs da época. Neste aqui, inspirado no filme de 1987 e feito para o computador Amstrad CPC, você encarna o personagem em busca da Chave Cósmica, que se perdeu através do tempo e espaço, caindo na Terra. Você deve acha-la, antes que o vilão Esqueleto e seu exército maligno a encontre, provocando a destruição de Eternia. Para esta missão, He-Man deve buscar os oito acordes musicais da chave cósmica, e, ao longo do caminho, lutar contra os servos do mal.



Para começar sua busca, deve-se vasculhar nas ruas e tentar encontrar um acorde escondido. Depois, entrar em um ferro-velho, para encarar Blade e Karg em um confronto mortal para obter outro acorde. Na loja de material elétrico de Charlie, deve-se usar uma mira para atirar nos inimigos que se aproximam e que guardam mais um acorde. Depois, procurar pelos telhados e travar uma batalha, utilizando uma arma a laser em um disco voador. Após recuperar todos os oito acordes, você finalmente enfrentará mano-a-mano, o vilão Esqueleto em um confronto final. Exemplo de diversão simples, é mais um jogo estilo "top-down", na mesma linha de games como Gauntlet e Chaos Engine, valendo a pena somente para os fãs da série envolvendo o personagem. Há versões também para Atari ST, Commodore 64, ZX Spectrum e para o computador MSX. 

terça-feira, 20 de setembro de 2016

TURBOGRAFX 16 - TIME CRUISE

Ano de lançamento, 1992. Time Cruise é um jogo de estilo pinball, com um interessante enredo. É a história de um cientista chamado Eric, que um dia ouve a voz de um extraterrestre e através desta voz, aprende o segredo para viajar no passado e no futuro. Depois de vários anos construindo uma nave no formato de bola, ele decide iniciar uma missão através do tempo e conhecer seu amigo extraterrestre. O objetivo do jogo, bem como muitos outros no gênero, é chegar a uma certa quantidade de pontos, em diversas mesas de pinball, que variam em períodos de espaço, incluindo períodos pré-históricos e até futurísticos. A jogabilidade é boa, mas possui uma quantidade exagerada de bônus, que podem levá-lo para trás ou para a frente no tempo\espaço. Cada um desses estágios oferecem sua própria diversão, geralmente sob a forma de mini-pinballs. Existe cenas no espaço-sideral, no período medieval, na pré história e até em um cenário estilo maçom. Para se chegar ao fim do jogo, é necessário fazer 1 milhão de pontos, e poder ver o seu surpreendente final, sendo um aviso não muito esperançoso para a raça humana. 


Foi produzido pela NEC Technologies, Inc., e lançado na época somente para o console japonês PC-Engine. Finalizando, podemos dizer que Time Cruise tem muita profundidade para um jogo de pinball, sendo mais jogável do que Alien Crush, mas não tão bom quanto Devil's Crush.






terça-feira, 23 de agosto de 2016

ARCADE - WORLD HEROES

Uma entidade alienígena conhecida como Geegus, ameaça o mundo no ano de 3091. Como todas as forças da Terra foram derrotadas, um cientista maluco usa sua máquina do tempo recém-construída, para encontrar os maiores lutadores de diferentes épocas, para competir contra essa ameaça extraterrestre. Lançado em 1992 para ARCADE, World Heroes é um jogo de luta, estilo "versus". Ele apresenta um elenco de personagens de diferentes países e períodos do tempo, variando de guerreiros ninjas, a até um super soldado-cibernético. Os lutadores são baseados em figuras históricas reais (Bruce Lee, Rasputin, Joana Darc, Hitler, Hulk Hogan, Gengis Khan), mas são dotados de poderes sobrenaturais. O jogador escolhe um personagem que, em seguida, luta contra seu oponente pelo modo padrão one-on-one, ou através da versão "Deathmatch", onde paredes eletrificadas e minas terrestres são adicionadas para tornar a luta em algo mortal. E é justamente isso que diferencia WH de outros jogos do mesmo estilo. É divertido e não cai na violência gratuita de jogos como Mortal Kombat, por exemplo. Possui uma continuação, World Heroes2, lançada em 1993. Também saiu para outras plataformas, como Snes, Genesis, Neo Geo, Wii, Game Boy e Playstation 3.

quinta-feira, 28 de julho de 2016

GENESIS - RISK

Divertido e simples, Risk, de 1994, é uma conversão do popular jogo de estratégia, criado por Parker Brothers. A temática aqui, se assemelha muito a guerra civil americana ou as guerras napoleônicas. Os jogadores controlam exércitos, colocados em diferentes regiões do planeta, atacando os seus rivais para ganhar território, e, finalmente, tentar acabar com as outras facções, para com isso dominar o mundo. Além do modo clássico regular, que funciona exatamente como o jogo de tabuleiro original, há também um modo arcade, onde confrontos entre pelotões permitem ao jogador, o controle direto dos canhões para atacar o adversário. Combinações de até seis jogadores humanos e computadores, podem competir para dominar o mundo. Se você é fã do clássico jogo de tabuleiro WAR, com certeza irá gostar de Risk. Foi convertido para várias plataformas e sistemas, incluindo DOS, Windows e Playstation.

quinta-feira, 7 de julho de 2016

ARCADE - Gauntlet

Criado pela Atari em 1985, Gauntlet é um clássico jogo, estilo top-down shooter. Foi originalmente lançado nos arcades, permitindo que até quatro pessoas jogassem simultâneamente na mesma máquina. Se tornou um grande sucesso, porque a maioria dos arcades da época, suportavam apenas dois jogadores para cada jogo. O objetivo é muito simples, você deve escolher um dos quatro personagens-heróis (Thor: o guerreiro-barbáro, Questor: o elfo, Merlin: o mago e Thyra: a Valquíria) e encontrar a saída da fase,  passando através de vários níveis, cheios de labirintos, monstros e armadilhas. Você terá que encontrar chaves para destravar portões, e ao longo do caminho existem muitos itens-bônus que podem ser encontrados, onde terá que fazer um esforço extra para obtê-los. Cada herói tem sua arma e características próprias. Essas armas são arremessadas nos inimigos,  para mantê-los à distância. Os inimigos são basicamente, um grupo muito simples, que aparecem na forma de fantasmas, demônios, monstros e até mesmo um espírito representando a morte. Todos eles se repetem ao longo do game. Para quem curte jogos com temática medieval, Gauntlet é e sempre será diversão garantida. Apesar de ser um jogo um pouco limitado e repetitivo, foi um dos maiores sucessos na história dos video-games, sendo convertido para praticamente todos os sistemas e plataformas, do simples Atari, até o Playstation, passando pelos computadores como o Apple2 e  Commodore Amiga. Excelente passa-tempo.

sexta-feira, 1 de julho de 2016

DOS - Side Arms Hyper Dyne

Descendente direto de jogos como ABADOX e R-TYPE, Side Arms Hyper Dyne é um "side scrolling shooter", lançado pela Capcom em 1986 para Arcade, e em 1988 para DOS. Você controla o personagem-robô Tenente Henry (um segundo jogador pode controlar o personagem Sergeant Sanders, em outras versões ). Eles devem salvar a terra da invasão dos terríveis "mercenários de Bozon". Deve-se primeiro chegar aos territórios inimigos, em seguida, destruir suas forças ocultas em cavernas e mares subterrâneos, antes de destruir a nave invasora principal. Muitos lotes de armas podem ser usados, muitas vezes com símbolos semelhantes a outros títulos da Capcom. Uma das diversões do game, é o seu alto poder de fogo. Você pode alternar entre as armas na tela de pausa, onde cada uma pode ser usada em um grau bem explosivo. A "transformação alfa " permite que você libere tiros em oito direções de uma só vez , e possui um efeito bem duradouro. O problema é quando se morre e perde-se suas armas, pode ser difícil voltar a seu nível anterior. Os chefes são técnicamente fáceis de bater, especialmente a "roda da fortuna". Há também  bônus que podem ser adquiridos ao longo do game, como por exemplo frutas e animais. Lançado para praticamente todas as plataformas da época, Side Arms é um daqueles prazeres divertidos, onde você não precisa pensar muito, tem um enredo simples e excelente jogabilidade.

quinta-feira, 30 de junho de 2016

ARCADE - Crime Fighters 2

Também conhecido como VENDETTA, "Crime Fighters 2" é um beat 'em up de quatro jogadores para Arcade. É a sequência de Crime Fighters 1, jogo muito similar ao Final Fight. Enredo: A quadrilha do beco sem saída, que dominam a  cidade, querem expandir seu território, além de sequestrarem Kate, uma protegida do personagem do bem, Falcão.  Apenas sua gangue rival, The Cobras, ficam em seu caminho para travar uma sangrenta batalha. Há quatro personagens para escolher, cada um é facilmente identificável pela cor de sua camisa. São eles: Blood (vermelho), Falcão (azul), Boomer (amarelo) e Sledge (verde). São cinco etapas para chegar a fase final e resgatar Kate. Ao longo do caminho, os jogadores podem pegar um monte de armas (espingardas, bastões de beisebol, facas, correntes, chicotes, cocktails molotov, pneus de carros, tambores, caixas, latas de lixo e vasos de plantas). Praticamente qualquer coisa que pode ser pega, é uma arma e há muita atenção aos detalhes. Há, até mesmo, um saco de farinha que pode ser jogado, causando uma pequena nuvem de poeira, atordoando os inimigos. Depois de completar os cinco estágios, há uma etapa extra, onde os jogadores têm de lutar contra cada um dos chefes mais uma vez, antes do fim definitivo. Excelente diversão, o jogo foi produzido pela Konami e lançado no ano de 1991. Se você curte games como Combatribes, Cadillac&Dinossaurs, Double Dragon e Grow, deve proucurar por esse excelente "briga de rua".

domingo, 26 de junho de 2016

TURBOGRAFX-16 (PC-ENGINE) - Psycho Chaser

Durante o ano de 2081, robôs-mutantes iniciam uma guerra contra a humanidade. Para combatê-los, cientistas desenvolvem um android de aço, apelidado de "Psycho Chaser ". Ele deve atacar à fortaleza inimiga de Aura e acabar com a guerra. Psyco Chaser é um "vertical shooter" sci-fi, lançado em 1990 pela produtora Naxat Soft . O jogador assume o controle do android, utilizando várias armas que podem ser  adquiridas e mudadas ao longo das fases. O jogo mais parece uma franquia não autorizada da marca Robocop, porém, com mais ação e mais diversão. Vale a pena dar uma conferida nesse game, que também teve uma versão mais moderna feita para o console WII, em 2008.