segunda-feira, 1 de maio de 2017

Game Boy - Cannon Fodder

Game de estratégia\ação lançado em 1993 para as plataformas DOS e Amiga. O objetivo é orientar uma equipe de mini-soldados, através de 72 mapas\níveis de combate, utilizando uma visão "top -down", dentro de vários cenários de guerrra. O estilo do jogo, é uma mistura de "Lemmings", e "Comando" cruzado com "Dune 2". Os soldados são controlados através de um mouse\seta, onde você pode ativar cada personagem individualmente ou um grupo deles. O sistema do controle é bem simplório,  clicando com o botão esquerdo, você os movê para um local particular, e com o botão direito, você dispara suas armas em um adversário. Também podem ser usadas granadas ou foguetes, com o intuito de destruir grupos de inimigos, edifícios ou veículos (pressionando os dois botões ao mesmo tempo). Cada missão tem um objetivo específico, e algumas dispõem de veículos, como tanques, carros e helicópteros. Suas tropas podem entrar na água, mas não pode atirar dentro dela. Encontrar e controlar pontes é também, muitas vezes crucial. Pode se esconder atrás de árvores e paredes, improvisando esconderijos, mas deve-se usar a velocidade, pois os soldados da CPU também utilizam-se desse recurso. 



Com certeza, um dos maiores sucessos comerciais da história dos games, e que também serviu de inspiração para outros jogos de mesmo estilo, sendo convertido para diversos sistemas. Teve uma continuação, Cannon Fodder2, disponível para Windows, Macintosh, DOS e Amiga. Minha versão preferida é do Game Boy color, feita no ano de 2000.

quarta-feira, 8 de março de 2017

PC ENGINE-CD - Gain Ground

Ano de lançamento 1988. Gain Ground é um jogo de ação estilo arcade, aliado a estratégia. O objetivo é invadir e "carregar" todos os guerreiros para a saída do lado oposto do mapa, ou eliminar todos os inimigos presentes na tela. Cada guerreiro de seu exército tem uma especialidade única e uma arma particular, entre 20 tipos diferentes. Você pode atacar de duas maneiras, usando uma arma normal ou uma arma especial. A estratégia será decidir qual soldado fará o melhor, em diferentes situações. Algumas armas são melhores em lidar com certos inimigos e obstáculos, do que as outras armas.
Você começa com apenas três guerreiros, mas encontrará outros que podem ser resgatados ao longo das fases. Se o novo guerreiro sobreviver tempo suficiente para chegar à saída, eles podem ser adicionados ao seu inventário. O número de guerreiros possíveis no exército de um jogador, é de mais de 30 soldados.


 Há 50 fases no total, divididas em rodadas de 10. No final de cada rodada, os jogadores encontram um chefe inimigo. Excelente jogo estilo top-down, diz a lenda ser uma versão não oficial do desenho de grande sucesso, "Caverna do Dragão" e para não ter que pagar direitos autorais, a produtora deu uma ligeira "mudada" nos personagens. Foi desenvolvido pela SEGA enterprises e lançado também para Arcade, Genesis, SEGA Master System, Wii e Windows.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Super Nintendo - Chaos Engine

Data de lançamento: 1993. Um viajante do tempo, preso na Inglaterra vitoriana, transmite seu conhecimento de invenções tecnológicas para a Royal Society, um grupo liderado pelo personagem Barão Fortesque. Com a ajuda desse conhecimento, Fortesque constrói uma inteligência artificial imensamente complexa, conhecida como "Chaos Engine". No entanto, a criação se rebelou contra seu criador, absorveu sua mente, e transformou a Grã-Bretanha em uma zona de guerra, povoada por máquinas loucas e assassinas. Um grupo de mercenários se dispõe a entrar neste lugar perigoso, e pôr fim ao caos, esperando por uma recompensa apropriada. Chaos Engine (ou "Soldiers of fortune" nos EUA) é um típico top-down-shooter. Dezesseis níveis (em quatro grupos de quatro) aguardam os desafiantes no jogo. A jogabilidade básica é semelhante ao game "Gauntlet" ou "Smash Tv", mas em um ambiente ao ar livre, com pontes através dos rios, e outras características nos mapas. Existem seis personagens disponíveis, cada um com diferentes pontos fortes e fracos. 




No modo de dois participantes, cada jogador escolhe um personagem e joga cooperativamente. Mas, no modo para um jogador, você também escolhe um personagem para o computador controlar, e com a inteligência artificial dele, é permitido abrir portas, pegar power-ups e atirar em inimigos. Outro bom exemplo de distração, o game saiu para diferentes plataformas da época (Acorn 32-bit, Amiga, Atari ST, BlackBerry, DOS, Genesis, J2ME, Linux, Macintosh, SNES, Windows), além de um excelente segundo episódio para o computador Commodore AMIGA.