segunda-feira, 5 de junho de 2023

FIGHTER'S HISTORY - ARCADE


Em 1993, a desenvolvedora Data East, resolveu fazer um jogo de luta estilo “versus” , para pegar carona no sucesso do Street Fighter II. Com inúmeras semelhanças com SF2; os personagens e os golpes pareciam ter vindo da mesma matriz. No ano seguinte, em 1994, a Data East lançou uma conversão para o Super Nintendo do jogo, mas a Capcom, entrou na justiça com um processo por plágio, como uma tentativa de evitar a produção e lançamento do FH.


 No final das contas, o processo não deu em nada e o jogo foi lançado normalmente no mercado; porém com a má fama de ser uma cópia do Street Fighter II. Fighter’s History foi recebido de forma mista pela crítica, muito bem por algumas publicações, e nem tanto por outras. Ao que parece, muitos acreditaram que o game não passava de uma cópia barata da Capcom. 



Todavia, o jogo tem seu próprio brilho e obteve sucesso suficiente para duas sequências oficiais, até o momento: Karnov’s Revenge (1994) e Fighter’s History: Mizoguchi Kiki Ippatsu!! (1995). É um jogo de luta 2D tradicional, onde se pode escolher entre 9 personagens distintos: Ray, Feilin, Ryoko, Matlok, Samchay, Lee, Mizoguchi, Jean e Marstorius. Os chefões Clown e Karnov, são jogáveis, com a ajuda de um código nas versões caseiras. Cada um dos lutadores tem uma série de movimentos exclusivos. O game usa uma configuração de controle de seis botões semelhante ao Street Fighter II. A característica única do Fighter’s History é o seu “sistema de pontos fracos”. Ao atingir repetidamente o ponto fraco de um oponente, ele fica tonteado temporariamente uma vez por rodada, ficando aberto para um ataque. A localização do ponto fraco de um oponente varia com cada um. Existem três modos de jogo diferentes: CPU Battle é o modo arcade tradicional, onde o jogador seleciona um personagem e tenta completar o jogo vencendo todos os outros lutadores; no survival, se seleciona uma equipe de cinco personagens para enfrentar outra; e o versus, onde o jogador pode enfrentar os seus amigos no x1. 




A revista Game Machine, em sua edição de 1º de maio de 1993, listou Fighter’s History como a segunda unidade de arcade de maior sucesso do mês, enquanto a Play Meter o considerou o vigésimo sétimo game de fliperama mais popular da época. A única verdade, é que se trata de um belo exemplo de fighting game, e que merece também aquela conferida pelos verdadeiros fãs dos antigos arcades de luta. Foi lançado para ARCADE, SNES e SWITCH.