Um dos maiores fenômenos do universo dos games, Pokemon é a segunda maior franquia da história dos jogos (perde apenas para MARIO), criada por Satoshi Tajiri, em 1995. Ela traz como protagonistas criaturas ficcionais, chamadas "Pokémon", que as pessoas capturam e os treinam, para lutarem um contra o outro, na forma de um esporte. A franquia começou como um par de games lançados para o Game Boy original, desenvolvidos pela Game Freak e publicados pela Nintendo. Os games Poketto Monsutā Midori, mais conhecido como Pokémon Green, e Pokémon Red, lançados em 1996 (no Japão), deram origem ao Pokemon. Os usuários são chamados de Treinadores-Pokémon. Sua meta é alcançar dois objetivos: capturar todas as espécies de Pokémon disponíveis na região fictícia onde o jogo está configurado, e completar a informação de todos os Pokémon no Pokédex. Por outro lado, eles devem treiná-los e enfrentar outros pokémons pertencentes a outros treinadores, para demonstrar suas habilidades, força, talento e assim se tornar um "Mestre".
Os treinadores recebem um Pokémon inicial para começar sua jornada. A quantidade inicial estabelecida de Pokémons é três, das quais os treinadores podem escolher apenas um. Eles são sempre do tipo grama, fogo e água. Embora os jogos possam ter outros enredos, o final é sempre alcançado quando o jogador ganha todos os 8 distintivos, e derrota o Campeão da Liga-Pokémon. O treinamento pode continuar após os créditos, permitindo ao jogador desenvolver ainda mais sua equipe. Os RPGs-Pokémon principais são lançados em pares complementares (Vermelho / Azul; Ouro / Prata, etc); a coleção de Pokémon disponíveis para captura será diferente entre os dois, exigindo que o jogador troque com uma pessoa que possua o outro jogo, para completar sua coleção. Alguns anos depois que um par de jogos é lançado, um terceiro jogo complementar é geralmente lançado; este terceiro jogo é praticamente o mesmo dos dois primeiros, mas com pequenos aprimoramentos gráficos e de jogabilidade, pequenas alterações no enredo e uma seleção ligeiramente diferente de Pokémon.
Por exemplo, em Pokémon Ruby, Team Magma eram os inimigos e o jogador pegou Groudon no final; em Pokémon Sapphire, Team Aqua eram os inimigos e o jogador pegou Kyogre no final; em Pokémon Emerald, ambas as equipes são inimigas e o jogador tem a chance de pegar Groudon e Kyogre no final. O lançamento de um novo par de jogos na série principal de RPG, anuncia o início de uma nova geração de Pokémon. Cerca de 100 novos personagens são lançados a cada geração. Também não podemos deixar de citar Pikachu, originalmente criado como um personagem secundário, ele tornou-se o mascote do universo Pokémon, depois de ter sido escolhido como um dos personagens principais na adaptação televisiva do jogo (outro grande sucesso), ao lado de seu treinador Ash Ketchum. Ele também é considerado o Pokémon mais popular da franquia. Descrito como um rato elétrico, foi criado juntamente com a sua evolução, Raichu; a partir da segunda geração, ele também passou a ter uma pré-evolução, o Pichu. Pikachu é do tipo elétrico, e ocupa a 25ª posição na Pokédex, a enciclopédia que lista as diferentes espécies de Pokémon.
Pikachu é mundialmente conhecido, sendo considerado um ícone kawaii, um equivalente japonês ao Mickey-Mouse americano, sendo parodiado e citado em outras séries de animação, como Os Simpsons, por exemplo. É inegável a importância da franquia Pokemon para o mundo dos games, não somente para aqueles que jogam, mas também para a evolução da tecnologia dos mesmos, gerando um grande lucro para seus idealizadores e marcando para sempre o coração de seus praticantes. Vida longa ao ratinho amarelo e seus seguidores!!!
























