Lançado em 1985, em uma época em que os video-games estavam em baixa (a ATARI tinha acabado de quebrar, diminuindo o investimento no ramo), o jogo da Nintendo trazia os personagens-irmãos-encanadores MARIO (que já havia aparecido em DONK-KONG) e LUIGI, inseridos dentro de um cenário estilo plataforma. Você controla o jogador protagonista da série, Mario. O objetivo do jogo é percorrer o Reino do Cogumelo (Mushroom Kingdom), sobreviver às forças do principal vilão: o dragão cuspidor de fogo Bowser, e salvar a Princesa Peach (na época conhecida por seu nome americano, Princess Toadstool) e todo seu reino do domínio dos Koopa Troopas.
Super Mario Bros. é dividido em oito mundos, e cada um possui quatro fases. O ataque primário de Mario é pular sobre o inimigo. O game conseguiu trazer um nível de perfeição de jogos de arcade, inédito nos sistemas de video-game caseiros, e proporcionou uma experiência original inigualável. Com um design simples, jogabilidade desafiadora, apoiada por um esquema de controle perfeito, gráficos suaves, sons para complementar a jogabilidade, e muita imaginação despejada em criaturas e níveis múltiplos.
SMB consegue ser um dos clássicos sagrados, devido à pura diversão, (não é uma questão trivial, como qualquer jogo daquela época pode provar, ao avançar os níveis, os jogos simplesmente reciclam o que tinha sido feito antes, ajustando a dificuldade ou simplesmente acelerando a jogabilidade (como exemplo PAC-MAN). Mario, por outro lado, ofereceu desafios únicos em diferentes cenários e com diferentes modos (graças aos bons gráficos e sons, o que permitiu uma trilha sonora completa (quem não se lembra da música inicial?). Tudo isso, mais um grande número de temas subjacentes, que sempre têm seu charme quando visto dos olhos distorcidos de uma mente adulta (Comer um cogumelo te faz "mais alto"? Uma "flor" que faz você atirar bolas de fogo? quebrar blocos e juntar moedas de ouro? (que te davam vidas extras, é claro) etc. O sucesso foi enorme, com mais de 40 milhões de vendas.
O jogo teve continuações e foram lançados Super Mario Bros.: The Lost Levels, Super Mario Bros. 2, e Super Mario Bros. 3 (outro enorme sucesso) também para o Nintendo Entertainment System. Quase quarenta anos depois, Super Mario Bros continua sendo um marco (e também um "salvador" da indústria dos games). Os gráficos continuam a inspirar legiões de artistas e a música é tão atemporal quanto qualquer sonata de Mozart.
Há games sem dúvida melhores do que Super Mario Bros, mas há poucos jogos que tiveram um impacto tão duradouro para milhões de pessoas em todo o mundo e universalmente admirados pelo alcance de suas realizações. Super Mario Bros. não era apenas um jogo: foi uma revolução, cujos efeitos ainda estamos experimentando até os dias atuais.





Sem o "bigodudo", até hoje estaríamos jogando ATARI...
ResponderExcluirEu prefiro o terceiro episódio...um marco na história dos games.
ResponderExcluir